terça-feira, 17 de março de 2009

Destino: Luanda

"Fizemos mais de 24 horas de autocarro para aqui estar. Foi duro, mas valeu a pena. Afinal, não dizem que a recompensa vem no fim?". Apesar do cansaço, Josefina não larga o sorriso. Acaba de chegar de uma das províncias mais remotas de Angola, Lunda Sul.
Não é preciso uma análise muito detalhada ao mapa do país para perceber que a viagem foi tudo menos fácil. À medida que percorremos o olhar para leste, as ramificações das estradas vão desaparecendo...
Mas Josefina, tal como tanto outros milhares de jovens, não se importaram de fazer quilómetros e quilómetros para atravessar Angola. A recompensa, estar com o Papa, é para eles superior a qualquer cansaço físico.
São 22 os centros que acolhem os jovens que vieram para Luanda. Em alguns casos ficam em instalações das paróquias, noutros em escolas, ou então em centenas de tendas que foram montadas para os acolher. A organização não poupa esforços, mas por vezes há problemas ao nível do saneamento, ou do acesso a água potável.
Durante os próximos dias, estes milhares de jovens vão preparar a recepção ao Papa. Os ensaios já decorreram no estádio dos Coqueiros. No sábado Bento XVI pode contar com danças, e uma coreografia onde se vai desenhar, entre outras coisas, o mapa de Angola.
"Papa, traz luz sobre esta terra!", canta agora Evaristo, destacando a voz do restante grupo de jovens que entoa cantigos à saida para o ensaio. É um apelo à esperança, vindo daqueles em quem é depositada a esperança no futuro do país.

João Santos Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Footer